POSTER 18 – ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO COM CORONÁRIAS NÃO OBSTRUÍDAS – UM ESTUDO RETROSPETIVO

Fernando Montenegro Sá(1);Catarina Ruivo(1);Luís Graça Santos(1);Alexandre Antunes(1);Joana Correia(1);Sidarth Pernencar(1);Joana Guardado(1);Francisco Soares(1);Fatima Saraiva(1);Pedro Gomes(1);Nuno Carvalho(1);João Morais(1)
(1) C.H.Leiria

INTRODUÇÃO:
Doentes com enfarte agudo do miocárdio (EAM) com coronárias não obstruídas (EAM-SOC) são frequentemente ignorados na prática médica. Este trabalho tem o objetivo de descrever a prevalência desta entidade, de acordo com a mais recente definição da sociedade europeia de cardiologia, comparando-a com o grupo de doentes com doença coronária significativa.

MÉTODOS:
Os autores selecionaram todos os doentes com EAM do tipo 1, admitidos entre 01/01/2011 e 01/01/2016 e que realizaram angiografia coronária, dividindo-os em dois grupos consoante a presença (EC-50) ou ausência (semEC-50) de estenose coronária  50%. Dados demográficos, clínicos, comorbilidades e dados analíticos foram registados e comparados através de análise univariada para identificação de diferenças estatisticamente significativas.

RESULTADOS:
Incluíram-se 2395 doentes, 25.6% do sexo feminino, com idade média 65.9 +- 12.9 anos. 4.8% (n=114) foram definidos como semEC-50. Após análise estatística, os resultados são apresentados na tabela.

CONCLUSÃO:
O diagnóstico de EAM-SOC representa um grupo pequeno mas significativo de doentes, que têm diferentes características basais dos com doença coronária estabelecida. Este trabalho permite perceber melhor esta entidade heterogénea, permitindo e reforçando a necessidade a realização de mais estudos nesta área.

para fazer download do poster clique aqui

Login

Lembrar


Criar novo registo

Lost Password

NOVO REGISTO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!