POSTER 18 – ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO COM CORONÁRIAS NÃO OBSTRUÍDAS – UM ESTUDO RETROSPETIVO

Fernando Montenegro Sá(1);Catarina Ruivo(1);Luís Graça Santos(1);Alexandre Antunes(1);Joana Correia(1);Sidarth Pernencar(1);Joana Guardado(1);Francisco Soares(1);Fatima Saraiva(1);Pedro Gomes(1);Nuno Carvalho(1);João Morais(1)
(1) C.H.Leiria

INTRODUÇÃO:
Doentes com enfarte agudo do miocárdio (EAM) com coronárias não obstruídas (EAM-SOC) são frequentemente ignorados na prática médica. Este trabalho tem o objetivo de descrever a prevalência desta entidade, de acordo com a mais recente definição da sociedade europeia de cardiologia, comparando-a com o grupo de doentes com doença coronária significativa.

MÉTODOS:
Os autores selecionaram todos os doentes com EAM do tipo 1, admitidos entre 01/01/2011 e 01/01/2016 e que realizaram angiografia coronária, dividindo-os em dois grupos consoante a presença (EC-50) ou ausência (semEC-50) de estenose coronária  50%. Dados demográficos, clínicos, comorbilidades e dados analíticos foram registados e comparados através de análise univariada para identificação de diferenças estatisticamente significativas.

RESULTADOS:
Incluíram-se 2395 doentes, 25.6% do sexo feminino, com idade média 65.9 +- 12.9 anos. 4.8% (n=114) foram definidos como semEC-50. Após análise estatística, os resultados são apresentados na tabela.

CONCLUSÃO:
O diagnóstico de EAM-SOC representa um grupo pequeno mas significativo de doentes, que têm diferentes características basais dos com doença coronária estabelecida. Este trabalho permite perceber melhor esta entidade heterogénea, permitindo e reforçando a necessidade a realização de mais estudos nesta área.

para fazer download do poster clique aqui

Login

Lembrar


Criar novo registo

Lost Password

NOVO REGISTO