POSTER 10 – DOENÇA RENAL CRÓNICA NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA AGUDA – DIFERENTE RESPOSTA À TERAPÊUTICA?

José Luis Costa Sena Martins(1);Sofia Pedrosa(1);João Duraes(1);Filipa Sousa(1);Luis Santos(1);Ana Faustino(1);Jesus Viana(1);José Santos(1)
(1) CHBV

INTRODUÇÃO:
doença renal crónica (DRC) é muito comum em doente com IC com prevalência de 30 a 67% em doentes com insuficiência cardíaca aguda (ICA). Entre os doentes com ICA o agravamento da função renal no internamento ocorre em 10 a 40% dos doentes com etiologia multifatorial. A elevação de Cr (ElevCr) tem sido historicamente associada a mau prognóstico na ICA. Já a hemoconcentração (HC) em resposta a terapia diurética na ICA tem-se associado a redução da mortalidade, sendo também uma causa de ElevCr.

OBJETIVOS:
Avaliar o prognóstico da HC de acordo com a função renal basal em doentes internados por ICA.

MÉTODOS:
Analisados 618 doentes consecutivos admitidos por ICA durante um ano. Definida ElevCr segundo critérios KDIGO e HC como elevação da Hemoglobina (Hb) relativamente à admissão durante o internamento. Avaliada morte por qualquer causa aos 6 meses. Realizada análise uni e multivariada e curvas de sobrevivência.

RESULTADOS:
A idade média foi 79±11 anos; 42% homens. A mortalidade aos 6 meses foi 41%. 49% dos doentes tiveram ElevCr, sendo estes mais velhos, com maior duração de internamento (p<0.05), sem diferença na dose média de diurético (p=0.6). A
HC ocorreu em 42% dos doentes com ElevCr e associou-se a maior sobrevivência após ajuste de fatores demográficos e comorbilidades (HR 1.6; IC95%: 1.06–2.33; p=0.026). Relativamnte aos doentes sem DRC previa, a HC esteve associada a maior sobrevivência nos doentes com ElevCr estadio 1 e 2 KDIGO (HR 2.26; IC95%: 1.20–4.24; p=0.01) com a ElevCr estadio 3 nesta populaçao a estar associada a mau prognostico independentemente da HC (logrank, p=0.34) (Fig 1). Pelo contrario, nos doentes com DRC previa, a HC não se associou a diferente prognostico tanto nos doentes sem ElevCr, como nos doentes com ElevCr nos varios estadios KDIGO (p>0.05).

CONCLUSÃO:
A ElevCr sem falência renal (estadios 1 e 2) nem DRC com HC associa-se a melhor prognóstico, semelhante ao de doentes sem ElevCr. A HC relacionada com a resposta a terapêutica diurética tem impacto prognostico apenas nos doentes sem doença renal cronica previa ao internamento por ICA.

para fazer download do poster clique aqui

-->

Login

Lembrar


Criar novo registo

Lost Password

NOVO REGISTO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!